CÍCERO DANTAS COMEMORA HOJE DIA 09 DE JUNHO, 142 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

0
89

Nesta sexta feira, dia 09 de junho de 2017, o município de Cícero Dantas está completando 142 anos de emancipação política. A região está localizada no semiárido, próximo as cidades de Canudos e de Paulo Afonso.

No início do século passado, seu nome foi alterado para Cícero Dantas, em homenagem ao Barão de Jeremoabo que assim se chamava. Antes da chegada dos colonizadores, era habitada por povos indígenas. Município criado com território desmembrado de Jeremoabo, e denominação de Bom Conselho, por Resolução Provincial em de 09 de junho de 1875.

Em 1812 começou o aglomerado urbano, com a ordem do Arcebispo da Bahia, frei Apolônio de Toddi que foi incumbido de prestar assistência aquele povo, e logo se encontrava no lugar,  encontrando-se com Dona Cacunéa, antiga moradora indígena e imediatamente ergueu uma cruz no cemitério onde celebrou a primeira missa. E sem perda de tempo começou a construção de uma capela.

Segundo censo do ultimo IBGE Cícero Dantas hoje é habitada por trinta e quatro mil quatrocentos e vinte e quatro moradores, tendo como prefeito o senhor Ricardo Almeida Nunes da Silva do (PP) e vice Jean Nunes, eleitos para gestão municipal no próximo quadriênio. Hoje 09 de junho é feriado municipal.

Na oportunidade a Rádio Regional parabeniza todos os munícipes de Cícero Dantas pelos seus 142 anos de muitas lutas, histórias e conquistas.